Reflexões da Coroa Franciscana 2023

Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja. Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem! (Saudação à Mãe de Deus, São Francisco de Assis)


Nesse décimo-primeiro domingo do Tempo Comum, dia 18 de junho, a Fraternidade Imaculada Conceição do Engenho de Dentro esteve reunida para confraternizarmos, refletirmos, rezarmos, mas, principalmente contemplarmos o Mistério de Cristo presente em Maria, tão importante na espiritualidade franciscana. Neste ano não possível realizar Coroa Franciscana no mês de maio então realizamos em nossa reunião de junho.

Como sempre nossa reunião aconteceu em clima de alegria, irmandade e um delicioso café da manhã compartilhado. Tivemos a oportunidade de matar as saudade com abraços, conversas, cafezinho, sorrisos e nossas perguntas: “como está?”, “melhorou?”, “e a família?” Inquietações para quem vive em fraternidade.

Nessa reunião rezamos a Coroa Franciscana.

A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora ou Coroa Franciscana é uma antiga devoção franciscana: Em 1442 um noviço franciscano tinha o costume de oferecer à Maria uma coroa de rosas. Quando ingressou na Ordem Franciscana, não pode seguir seu oferecimento. A Virgem apareceu para consolá-lo e sugeriu-lhe recitar a cada dia sete dezenas de Ave Marias intercaladas com a meditação de sete mistérios gozosos que ela viveu em sua existência. As alegrias são: Primeira a anunciação pelo Anjo Gabriel. Segunda a visita a sua prima Isabel. Terceira o nascimento de Jesus em Belém. Quarta a adoração dos Reis Magos. Quinta Maria e José encontram Jesus no templo. Sexta Maria vê a Jesus ressuscitado. Sétima a assunção de Maria e sua coroação.


Reflexão da Coroa Franciscana


Ao iniciarmos a oração da Coroa, em cada alegria, cada irmão e irmã trouxe uma reflexão.

Na primeira alegria sobre o Imaculado Coração de Maria. "A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma devoção reparadora. Papa João Paulo II afirmou em uma audiência que Maria mais cooperou com a salvação do mundo gerando o Verbo encarnado".

Na segunda alegria sobre São João Batista. "Jesus disse que João Batista é o maior dentro os nascidos de mulher (Mt 11, 11)".

Na terceira alegria sobre o Sagrado Coração de Jesus. "Que não percamos a alegria do nascimento de Cristo."

Na quarta alegria sobre Santo Antônio. "O desafio está além das palavras, plantando a semente da justiça. Santo Antônio peregrinou, pregou e deu o pão.

Na quinta sobre Santa Clara, trazendo trechos do testamento de Santa Clara. Que sirvamos de espelho e exemplo de Jesus para os que vivem no mundo".

Na sexta alegria sobre São Pedro e São Paulo a partir das passagens de Jo 21,15-17 e At 9,1-5. "Experiência e missão de levar o Verbo ao mundo".

Na sétima alegria sobre São Francisco de Assis, refletindo o artigo 9 da Regra OFS. "Prática de Oração confiante e consciente".

Assim contemplamos os Mistérios de Maria e sua importância para nosso cotidiano.

Dentre os avisos finais, a ministra Alice nos lembrou do encontro da Família Franciscana no sábado dia 24 de junho na Igreja São Sebastião dos Capuchinhos, Tijuca.

Na benção final, rezamos com a mão direita no ombro do irmão e irmã ao lado a bênção e em seguida cantamos a Oração de São Francisco.


Paz e bem!



Texto: Nilton Junior - Formando
Edição e Adaptação: Sandra Regina de Oliveira Ofs
Foto: Sandra Regina de Oliveira Ofs

Comentários