São Sebastião, Valente defensor do Evangelho

Não, não, não, não, não! Uma flecha
não bastou para calar a sua voz. 
(Música São Sebastião, Padre Joãozinho) 



Morreu mártir em Roma no começo da perseguição de Diocleciano. (¹)

Em tempos de pandemia ganhou um apelo ainda mais intenso devido a um dos títulos lhe atribuído: “Defensor poderoso contra a fome e as epidemias”.

Quando falamos do santo logo lembramos da imagem com flechas; contudo ele não morreu através delas mas, após sobreviver a elas, se apresentar ao imperador Diocleciano – quando anunciou o evangelho de Jesus Cristo e o censurou pelas injustiças cometidas contra os cristãos e ainda o acusou de inimigo do Estado (Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma – Mt 10, 28). Após isso, Diocleciano o entregou à guarda pretoriana (da qual São Sebastião era soldado) – foi executado com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte no dia 20 de janeiro de 288.

Devemos hoje olhar com especial atenção para esse exemplo de anúncio do Evangelho e denúncia das injustiças. A defesa do evangelho se faz mais do que necessária e jamais deve ser atribuída aos interesses mesquinhos e particulares que hoje lamentavelmente vemos. A defesa do evangelho deve apontar para o bem comum, para que todos tenham acesso aos seus direitos garantidos por lei e pleitear novos, sem esquecer, claro, dos deveres. Almejar para além da fé meramente devocional e semear o reino de Deus (O Reino de Deus está no meio de vós - Lc 17,20-25).

Este ano em especial que possamos fazer uma procissão interior a fim de meditar e renovar a nossa fé no anúncio e vivência do evangelho.


"Dai-nos, ó Deus, o espírito de fortaleza para que, sustentados pelo exemplo de São Sebastião, vosso glorioso mártir, possamos aprender com ele a obedecer mais a vós do que aos homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." (¹)



Paz e bem!
Sandra Regina de Oliveira Ofs. 




(¹) Liturgia das Horas - Memória
Texto/Adaptação: Sandra Regina de Oliveira Ofs
Edição: Sandra Regina de Oliveira Ofs
Imagem: Pinterest



Comentários