Natal: tempo de graça e de bençãos - Mensagem de Final de Ano 2020

 



Mais um ano que se conclui, mais um ano que passou de experiências, convívios, emoções e aventuras. Um fim de ano, para muitos, traz o sentido de: novo começo, novo projeto, novas expectativas, grandes esperanças, sonhos e, às vezes um futuro incerto para aqueles que se desesperam por não conseguirem encontrar nada de novo. Natal vai além dos festejos, da reunião em família, dos presentes. O natal é uma benção extraordinária na vida humana que nos traz graças e bençãos. 

Neste ano nos deparamos com um obstáculo que atingiu a todos, do mais novo ao mais velho, do mais rico ao mais pobre, do intelectual ao iletrado. Tempo que nos afligiu e aflige pois ainda vivemos muitas perdas... Todos nós sofremos, um ente querido, amigo, conhecido, companheiro. Entretanto muito outros perderam a dignidade ao perder o emprego, casa, comida, água... A possibilidade de viver como pessoas livres. Muitos pelo medo se aprisionaram e se isolaram, com medo de algo que não vemos, não sentimos, não sabemos quando está perto ou longe, mas ele nos fere bastante. Quantos por irresponsabilidade de outros perderam algumas destas coisas? Quantos ainda com medo? Quantas pessoas ainda falecendo todos os dias? Ficamos desolados, desesperados, não só com vírus, mas também com as irresponsabilidades governamentais e sociais, como muitos irmãos que não se protegeram neste tempo, não resguardando em simples cautelas preventivas. Ainda não acabou o ano e ainda estamos incertos com que virá; “Nova onda” – me pergunto se já passou a primeira da onda da irresponsabilidade comum, o cuidado com a vida daquele o qual é igual a nós? 

Futuro incerto tira um grande brilho que é o natal. Porém somos exortados a não perder a benção do natal em nossa vida, não deixarmos esse ano como um peso ou um fardo, mas sim lembrar do verdadeiro natal onde “Deus se fez carne e habitou entre nós”. Nós celebramos a vinda do Menino Jesus todos os anos, mas esquecemos muitas vezes do seu verdadeiro sentido, que Ele veio ao mundo por amor a nós, seus filhos, dignou-se encarnar se fazendo semelhante a nós, que somos imagem e semelhança de Deus, para mostrar a nós o verdadeiro caminho, em sermos o que Deus nos fez, ser homens, assim chamados a amá-lo como Ele nos ama, e, amando, amar o próximo que é imagem de Deus. Movidos pelo que somos devemos esperar em Deus, um futuro que se faz certo, para aqueles que o buscam e necessitam Dele, crêem realmente no Menino Deus, que se encarnou e revelou aos humildes, nasceu em um simples lugar se fazendo pobre, rejeitado, abandonado, que vem ao encontro de todos, como também a todas pessoas que se encontram na mesma situação que Ele encontrou ao vir a esse mundo.

O ano finaliza, ainda estamos nesta oitava do natal e o ano já começa cheio de esperança, pois o Senhor cuida do seu povo. Cabe a nós continuarmos nos prevenindo pois sabemos que o covid-19 está em nosso meio, um ano de convívio estamos preparados e somo chamados a sermos mais fortes, vencendo esse obstáculo, mesmo que caiba a nós somente o cuidado, pessoal e social. Nossas armas para esse novo ano são armas conhecidas: mãos cobertas de álcool em gel, em nosso rosto a máscara e em nosso coração a compaixão e o amor pelo próximo, mantermos o distanciamento social, nos vigiando esperando a hora certa e o tempo certo, para novamente abraçar, sorrir, estar com que a gente ama, não vivermos mais distantes um do outro. Nossa esperança está no que há de vir, no abraço, no carinho, no reencontro, e muitas outras coisas que alcançarmos ao vencer esta pandemia. 

Recebamos, pois, a graça e a benção deste natal de esperar o novo tempo que virá, aguardar com nossos esforços pessoais, para vencermos em Cristo o tempo que vivemos. 





Feliz Natal e um bom Ano novo!
Frei Vinícius de Bessa Baeta OFMCap.


Texto/Adaptação: Frei Vinícius de Bessa Baeta OFMCap
Edição: Sandra Regina de Oliveira OFS
Imagens: Pinterest

Comentários