Um fio da História da Fraternidade Imaculada Conceição



O sonho de divulgar o carisma franciscano



A Fraternidade Imaculada Conceição está completando seis anos de existência no dia 29 de novembro de 2020, dia em que celebramos "Todos os santos e santas franciscanos e franciscanas". Buscando o significado das bodas dos seis anos, encontrei que os elementos escolhidos são perfume ou açúcar/doce. Assim celebramos nossas Bodas de Açúcar ou Bodas de Perfume. Que a nossa Fraternidade Imaculada Conceição continue buscando na conversão diária o sabor da vida na doçura de Francisco de Assis, desejando dizer como ele “aquilo que me parecia amargo se me converteu em doçura de alma e de corpo” (Test 3) para se manter perfumada pelos perfumes de Clara de Assis (LSC 10, 12) e, assim, seguindo seu exemplo espalhar o aroma de Cristo em nossa família franciscana e por toda a Igreja. 

Penso que esse fio da história precisa ser dividido em duas partes. A primeira parte desde o sonho da divulgação do carisma franciscano até o final de 2009; e a segunda, a partir da formação do primeiro grupo de iniciantes com Fernando Pinto da Conceição, Jorge Ricardo Ferrão Mendes, Marcos Cortinovis de Carvalho, Maria Alice França, Patrícia Ellen de Aquino Oliveira, Paula Cristina da Silva Jardim, Silza Pinto dos Santos, Yolanda da Silva Dias, até a ereção da fraternidade, em 29 de novembro de 2014. Eu me comprometo a escrever a segunda parte, se possível, com a participação de outra irmã ou outro irmão.

Tratando assim da primeira parte, o coração se alegra ao narrar os primeiros passos da nossa Fraternidade Imaculada Conceição. A possibilidade do sonho de divulgar o carisma franciscano na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no bairro do Engenho de Dentro, Rio de Janeiro – RJ surgiu em abril de 2009, minutos antes do início da Celebração Eucarística, das 8:30h, em um domingo ensolarado.

O então pároco da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, Padre Leandro Lousada Cury, partilhou com a irmã Maria Conceição Messias, da Fraternidade de São João de Meriti (RJ), o desejo de que se realizassem encontros de formação sobre liturgia. Conceição sugeriu o nome de frei Alberto Beckhäuser, OFM, que era referência da renovação litúrgica do Concílio Vaticano II para Brasil, América Latina e Caribe e forneceu o contato. Tudo deu certo. Foram duas manhãs de sábado e, posteriormente, esse contato permitiu o convite para a participação de frei Alberto na semana teológica da paróquia.

A irmã Maria Tereza da Conceição Ribeiro, da Fraternidade de Santo Antônio, do Largo da Carioca (Rio de Janeiro-RJ) e Conceição atuaram, como voluntárias, para o acolhimento e apoio nos dois sábados e ouviram muitos pedidos de informações sobre a Ordem Franciscana Secular das pessoas que estavam participando dos encontros de liturgia, pois frei Alberto havia comentado sobre a possibilidade de viver a forma de vida franciscana como secular. Ao final, Tereza comentou com Conceição: “não seria o momento de se iniciar uma fraternidade da ordem franciscana secular aqui?”

Dias mais tarde, Conceição recebeu o telefonema da irmã Marita Silva Martinelli, da Fraternidade de São Francisco de Assis (Rio Comprido, Rio de Janeiro- RJ), que lhe fez a pergunta: você considera que seria possível uma fraternidade no Engenho de Dentro?

Diante de todos esses acontecimentos, Conceição, que era membro do Conselho Regional da Ordem Franciscana Secular - Sudeste II, solicitou autorização do referido conselho para a divulgação do carisma franciscano, com um possível grupo de estudo. O Conselho Regional autorizou e orientou para que, caso, houvesse participação e boa animação vocacional, poderia se considerar o início da formação de uma nova fraternidade. O pároco Leandro Cury recebeu com muita alegria a notícia e acolheu o grupo de estudo, sugerindo posteriormente, o nome de Grupo de Espiritualidade Franciscana, que usamos até a ereção da fraternidade.



E os sonhos foram se tornando realidade


No dia 3 de outubro de 2009, na casa da irmã Tereza, na rua Pedro de Carvalho, no bairro do Méier, reuniram-se, pela primeira vez , o irmão Francisco Carreiro, as irmãs Marita da Silva Martinelli e Ivone Ferreira Leitão, os três da Fraternidade de São Francisco de Assis (Rio Comprido, Rio de Janeiro- RJ), a irmã Maria Conceição Messias, da Fraternidade de São João de Meriti (RJ) e a irmã Maria Tereza da Conceição Ribeiro, da Fraternidade de Santo Antônio, do Largo da Carioca (Rio de Janeiro-RJ). O encontro foi iniciado com um momento da oração pela formação do grupo franciscano na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião.

Em seguida, narramos nossas respectivas histórias na Ordem Franciscana Secular, relembramos os fatos ocorridos e o acolhimento do grupo de estudo franciscano na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião. Planejamos ainda vender o “Bolo de São Francisco” no pátio da matriz da paróquia, no primeiro domingo de cada mês, cuja verba seria revertida para a as obras de construção da Capela Nossa Senhora da Paz, na Comunidade Camarista Méier e nos reunir todo terceiro domingo de cada mês, também na matriz.

Ao grupo inicial, uniu-se também a irmã Letice da Annunciação Messias, da Fraternidade de São João de Meriti (RJ), e, franciscanamente, seguimos convidando as pessoas para participarem de nossas reuniões de estudo e reflexão sobre o carisma franciscano.

Em 2010, um grande passo foi dado para esse trabalho sobre a divulgação do carisma franciscano. No mês de junho, realizou-se o I Encontro de Formação da Ministério do Acolhimento e Grupo de Espiritualidade Franciscana, com a participação também de paroquianos vizinhos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, situada também no bairro do Engenho de Dentro. Esse primeiro encontro teve como assessor o Frei Vitório Mazzuco, OFM, e o tema foi “O Carisma Franciscano”. Mas deixemos isso para a segunda parte do fio da história.


Maria Conceição Messias OFS


Texto/Adaptação: Maria Conceição Messias OFS
Edição/Postagem: Sandra Regina de Oliveira OFS
Imagem: Ciaramitaro Carmelo arte Francescana

Comentários