Retiro Espiritual - São Francisco de Assis e o cuidado como os irmãos, com a fraternidade e com as criaturas

"Francisco chegou a São Damião, em 1205, entre dúvidas, enigmas, crises e incompreensões. Diante da cruz, descobre que uma vontade bem trabalhada dá coisa grandiosa. Com ele aprendemos que cruz não é fim, mas, sim, fonte. É preciso encontrar, em meio a ruínas, o nosso chão, ouvir uma inspiração e colocar tudo novamente em pé."
(Frei Vitório Mazzuco,  OFM)


Nosso retiro ocorreu no dia 20 de outubro, no educandário das irmãs franciscanas alcantarinas, no Méier. Na ocasião, além das palestras conduzidas por Griselda Eyng, da Equipe de Formação da Regional Sudeste II, em que refletimos sobre cuidado, conforme o tema do retiro, houve o rito de iniciação da nossa irmã Eli e a passagem para o tempo de formação de nossa irmã Sandra.

Fotos durante a missa



Fotos durante o Rito de Iniciação e Tempo de Formação





Na primeira parte, a palestrante falou sobre Jesus, definindo-o como "um ser de cuidado".

"Jesus é uma das figuras que mais encarna o modo-de-ser cuidado. Revelou à humanidade o Deus cuidado, experimentando Deus como Pai e Mãe divinos que cuida de cada cabelo de nossa cabeça, da comida dos pássaros, do sol e da chuva para todos." (cf. Mt 5, 45; Lc 21, 18)

Jesus cuidou especialmente dos pobres, dos famintos, dos discriminados e dos doentes; cultivou um amor terno pelas amigas Marta e Maria; as parábolas do bom samaritano mostram compaixão; o filho pródigo que acolhido pelo pai; morrendo na cruz cuidou dos ladrões crucificados; cuidou de sua mãe ao entregar-lhe aos cuidados dos discípulos. Enfim, Jesus fez da misericórdia a chave de sua ética e, pela misericórdia dEle, os humanos chegam ao Reino da vida, à salvação.

No segundo momento do nosso encontro, Griselda Eyng nos apresentou o Santo de Assis como exemplo de cuidado pela natureza, pelos animais, pelas aves e plantas, pelos pobres e por sua amiga e cúmplice Clara de Assis.


Frei Aender, nosso assistente



Adicionar legenda

 


Paz e Bem!