Reflexão - 17/11/2013 - Revendo nossos estudos sobre a penitência

Revendo nossos estudos sobre a penitência

O sentido da palavra penitência

A palavra “penitência” refere-se, mais do que tudo, a obras externas de mortificação e também a autoimposição positiva de uma dor corporal

O sentido bíblico de penitência

“Convertei-vos (metanoêite) porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4, 17). No novo testamento a atitude para o perdão dos pecados, se expressa pela palavra metanoia (conversão).

O sentido franciscano de penitência

Para Francisco: “Penitência é a conversão do homem  de uma vida voltada para o próprio “eu”, para uma existência que está inteiramente sob o domínio de Deus”. Nesse sentido, a penitência há de ser vivida como regra de vida, em que o penitente se reconhece pequeno e pecador, com falhas, porém desejando ardentemente se redimir. Penitência representa um novo estilo de vida

A Espiritualidade dos penitentes

A conversão é um ato interno e externo. O cristão, assim, não deve se sentir preso por pecados, nem sentir-se obrigado a fazer penitência. Ele há que decidir, publicamente, abandonar o tipo de vida que tinha levado, visto que a finalidade de tal decisão era fazer de Deus o ponto de referência e o centro da própria vida.

Ensinamentos em relação à penitência

Para Isidoro – Bispo de Sevilha – de 601 a 636 – a conversão deve vir do coração, ou seja, com uma dimensão interior a fim de fazer da penitência uma “regra de vida” cristã. A penitência não é só um ato ou rito, ela é uma disposição constante, uma consagração permanente, um novo estilo de vida exterior e interior.

O testamento de São Francisco de Assis

1. Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos.

2. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles.

3. E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo. E depois disto demorei só bem pouco e abandonei o mundo.

Reflexão sobre a letra da música Blues da Piedade, de Cazuza:


Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com cara de abortadas.
Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm.
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas minicertezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia.
Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada.
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar o blues
Com o pastor e o bumbo na praça.
Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade.
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.


Paz e Bem!