Reflexão de 15/04/2012 - Modelo franciscano de seguir Jesus


Modelo Franciscano de seguir Jesus

  • Cortesia, carinho e ternura - marcas registradas da prática de São Francisco de Assis, ressaltando as dimensões da misericórdia, do presépio, da cruz, da Eucaristia, para com Clara, sua companheira de experiência espiritual, para com os irmãos a quem aconselha serem mães uns dos outros, para consigo mesmo, denominando-se efetivamente de Poverello (pobrezinho) e Fratello (irmãozinho), e para com os elementos da natureza, chamando a todos de irmãos e irmãs.

·         “Francisco, vai e reconstrói a Minha Igreja”: a igreja nasce no meio do povo e dos pobres, que une fé e vida, contemplação e ação, trabalho e celebração.
Francisco realizava a recitação das horas canônicas no meio da natureza, a constante adoração eucarística nas igrejas, a representação do nascimento de Cristo pelo presépio, a meditação dos passos da paixão, da via-sacra e a leitura popular das Escrituras.

Francisco não era padre, era um leigo que mobilizou a base da cristandade e conferiu um novo rosto ao fenômeno cristão.

OFS – Ordem Franciscana Secular

          ORDEM – porque há uma Regra aprovada pela Igreja; FRANCISCANA – porque São Francisco é o fundador; SECULAR – porque é formada por leigos.

  • A Ordem franciscana Secular é formada por fraternidades católicas, cujos membros se comprometem a viver o Evangelho à maneira de São Francisco, no seu estado secular, seguindo a Regra aprovada pela Igreja.


Projeto de vida franciscano

          Como Nossa Senhora – Representa a plena comunhão com Deus, com o próximo, com todas as criaturas.

          Deus é todo o Bem - Como Francisco e Clara viveram o mistério de Deus, e como nós podemos viver dele.

          E quem sou eu? - Descobrir sempre as grandezas e limitações de ser humano.

          Orar como Jesus e com Ele - A oração é a expressão da comunhão. Orar com Jesus na comunhão da Trindade.

          Fazer a vontade do Pai - A Obediência franciscana é uma tremenda novidade. O Bem, que é Deus, tem que ser difundido.

          Sem nada de próprio - Seguir Jesus Cristo pobre é a condição do nosso caminho. Como não se apropriar das pessoas e das coisas?

          Deus me deu irmãos - A fraternidade não só entre os irmãos e irmãs que Deus nos deu, mas também com todas as pessoas e com todas as criaturas.

          Livres para amar - Uma visão muito positiva da castidade: como viver o amor com uma liberdade cada vez maior?

          Restaura a minha Igreja - A missão que Jesus deu a Francisco em São Damião continua viva e importante.

          Viver como os apóstolos - O movimento franciscano nasceu no dia em que Francisco ouviu Jesus enviando os apóstolos.

A fraternidade

A fé de Frei Bernardo, que a tinha tão perfeita quanto seu amor à pobreza; a simplicidade e a pureza de Frei Ângelo, que foi o primeiro cavaleiro a entrar na Ordem e foi dotado de grande cortesia e gentileza; a distinção e o bom-senso natural de Frei Masseu com sua bela e piedosa eloqüência; o espírito elevado à contemplação que Frei Gil teve em toda a sua perfeição; a prece virtuosa e constante de Frei Rufino, que rezava constantemente, sem parar: fosse dormindo ou trabalhando seu espírito estava sempre com o Senhor; a paciência de Frei Junípero... que tinha constantemente na consciência a evidente realidade de sua própria vileza e um ardente desejo de imitar a Cristo... o vigor corporal e espiritual de Frei João das Laudes, que no seu tempo suplantava em força corporal os outros homens; a caridade de Frei Rogério, cuja vida inteira e conversão foram inspiradas por uma fervente caridade; enfim, a inquietação de Frei Lúcio... que não queria ficar em um mesmo lugar mais que um mês, pois quando começava a gostar de um lugar punha-se de novo a caminho, dizendo: "Não temos morada aqui, mas no céu" (EP 85).