Reflexão de 19/6/2011 - Projeto de vida Franciscano

PROJETO DE VIDA?

Há um momento da vida em que começamos a perguntar: O que eu vou ser?
É assim que começa um projeto de vida: se queremos vir a ser uma coisa que ainda não somos, estamos dispostos a enfrentar uma transformação. E toda transformação vai pedir tempo e dedicação.
Todo projeto é dinâmico: a gente tem que saber como é que se faz e tem que planejar como é que vai distribuir a atuação através do tempo.
As pessoas costumam fazer projetos para quase tudo que pretendem realizar, inclusive construir uma casa ou tirar férias. Quando a pergunta não é: O que eu quero fazer? mas: O que eu quero ser? a gente também fala em vocação.
Nesse caso a gente acredita que Deus ou o nosso ser interior estão nos chamando para realizar uma missão.
Foi pensando nisso que Clara de Assis escreveu no seu Testamento:

“Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita mais a Ele é devida... O Filho de Deus se fez para nós o caminho, que nosso bem-aventurado Pai Francisco, que o amou e seguiu de verdade, nos mostrou e ensinou por palavra e exemplo.”

Ela expressou o projeto de vida nessa forma de caminho e disse que o Caminho era Jesus Cristo. Francisco de Assis também dizia que o seu caminho era seguir os passos de Jesus Crucificado e Pobre.
De fato, Jesus já abriu os tempos definitivos: o cristão é alguém que está sempre construindo o futuro hoje. Ser cristão é estar no caminho final.
Os santos antigos muitas vezes falaram em seguir um caminho. Em nosso tempo, o psicólogo Carl G. Jung falou em um "Processo de Individuação", isto é, um caminho para a pessoa realizar o indivíduo único que só ela pode ser.
Foi por isso que São Boaventura escreveu um "Itinerário da mente a Deus".
Neste caderno, nós estamos falando em um projeto franciscano de vida. Pensamos em todas as pessoas que um dia disseram: Eu quero ser um franciscano, uma franciscana.
Procuramos apresentar, de maneira concreta e simples, os principais pontos da proposta franciscana. Assim os jovens que estão começando podem ver se o seu projeto combina com o de Francisco e Clara de Assis. Também os que já iniciaram a caminhada podem fazer uma revisão do que já conseguiram até agora. E mesmo os já adiantados poderão ver que sempre há novas perspectivas.
No final do Testamento, Clara disse:
E como é estreito o caminho e apertada a porta por onde se vai e se entra na vida, são poucos os que por aí passam e entram. E se há alguns que nele andam por um tempo, são pouquíssimos os que nele perseveram. Mas felizes são aqueles a quem for dado andar por ele e perseverar até o fim .
Tomemos cuidado, portanto, para que, se entramos pelo caminho do Senhor, de maneira alguma nos afastemos dele em algum tempo por nossa culpa e ignorância, para não ofendermos a tão grande Senhor, a sua Virgem Mãe, o nosso bem-aventurado pai Francisco, à Igreja triunfante e mesmo à militante.
Para Clara, viver sem projeto é uma ofensa a Deus e a todo o seu Povo.
Se você quiser manter o seu projeto franciscano de vida, faça o seguinte:

1. Ponha por escrito os seus sonhos de vida: materiais, espirituais, culturais, profissionais... tudo que você lembrar.
2. Reveja tudo isso à luz dos ideais de Francisco e Clara, que são principalmente seguir o caminho de Jesus Cristo, chegar à união com Deus, viver como irmãos com todas as criaturas... afinal, todos os grandes pontos que estão neste caderno.
3. Estabeleça objetivos concretos para você, nas circunstâncias em que você vive, com os recursos que você tem.
4. Marque algumas metas a curto prazo: o que é que você pretende fazer ainda neste ano...ou até neste mês.
5. Partilhe tudo isso com algum bom amigo ou boa amiga dispostos a ouvir com seriedade e espírito de colaboração.
6. Reveja todos os anos (ou mesmo com mais freqüência) todos esses seus planos. Peça a ajuda de seu amigo, amiga ou de outra pessoa que possa fazer isso.
7. Reze sempre tudo isso diante de Deus. Peça a iluminação dele. Agradeça por cada passo dado. Reconheça diante dele cada falha que acontecer. Pergunte a Ele como poderia aprofundar o seu projeto... e escute longamente no silêncio.

No fundo, só uma coisa importa: todos nós temos que ser pessoas plenamente realizadas, isto é, temos que ser um outro Jesus Cristo.
Santa Clara também tem uma proposta muito interessante para o acompanhamento do projeto: que a pessoa contemple todos os dias a si mesma no espelho de vida que é Jesus Cristo.
Olhando no espelho de Clara com os olhos do espírito, vemos exteriormente a imagem de Cristo que nós somos e vemos interiormente a semelhança de Cristo que nós somos. Nosso projeto é realizar plenamente essa imagem e essa semelhança. Quando formos semelhantes a ele, veremos a Deus face a face, diz São João.
Vamos apresentar o Projeto Franciscano de Vida em dez capítulos curtos e claros:

1.       Como Nossa Senhora - O ponto de chegada é a plena comunhão com Deus, com o próximo, com todas as criaturas.
2.       Deus é todo o Bem - Como é que Francisco e Clara viveram o mistério de Deus, e como é que nós podemos viver dele.
3.       E quem sou eu? - Descobrir sempre as grandezas e limitações de ser humano.
4.       Orar como Jesus e com ele - A oração é a expressão da comunhão. Orar com Jesus na comunhão da Trindade.
5.       Fazer a vontade do Pai - A Obediência franciscana é uma tremenda novidade. O Bem, que é Deus, tem que ser difundido.
6.       Sem nada de próprio - Seguir Jesus Cristo pobre é a condição do nosso caminho. Como não se apropriar das pessoas e das coisas.
7.       Deus me deu irmãos - A fraternidade, entre os irmãos e irmãs que Deus nos deu, mas também com todas as pessoas e com todas as criaturas.
8.       Livres para amar - Uma visão muito positiva da castidade: como viver o amor com uma liberdade cada vez maior.
9.       Restaura a minha Igreja - A missão que Jesus deu a Francisco em São Damião continua viva e importante.
10.   Viver como os apóstolos - O movimento franciscano nasceu no dia em que Francisco ouviu Jesus enviando os apóstolos.

Fonte: Texto “Projeto de vida?”, extraído do livro Projeto Franciscano de Vida, de Frei José Carlos Pedroso

Comentários