A devoção a Nossa Senhora da Paz

          A devoção a Nossa senhora da Paz nasceu na cidade de Toledo (Espanha), no século XI. Os mouros (árabes muçulmanos) invadiram a Espanha e tomaram nesta cidade um templo consagrado a Maria Santíssima, muito venerado pelos fiéis, transformando-o em mesquita e profanando-o. Quando os cristãos retomaram Toledo, a Igreja continuou sendo mesquita dos mouros, como parte de um acordo feito com o rei espanhol.
          A rainha e a população, indignadas, saíram pelas ruas vestidas de luto, em protesto.Correndo o risco se serem penalizadas por desobediência ao rei, pediram à Virgem que lhe abrandasse o coração. Os mouros, com medo de que a população se voltasse contra eles, suplicaram ao rei que perdoasse a rainha e o arcebispo. O soberano atendeu ao pedido.Uma grande procissão rendeu graças à Virgem por ter trazido a paz a Toledo, marcando o retorno da imagem para a igreja. Desde então passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz.
          A fim de perpetuar esta graça, foi instituída sua festa a 9 de julho.





A Imagem de Nossa Senhora da Paz

          Maria Santíssima está de pé com o Menino Deus no braço esquerdo. Ela segura com a mão direita um ramo de oliveira, símbolo da paz. Jesus tem na mão direira uma bola que representa o mundo e, na esquerda, outro ramo de oliveira.


Fonte: site da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema-RJ: http://www.nspaz.org.br

Comentários