Reflexão de 20/03/2011 - A TERCEIRA ORDEM FRANCISCANA

A TERCEIRA ORDEM FRANCISCANA
Viver a proposta franciscana "em suas casas"

APRENDENDO COM A HISTÓRIA
Nas linhas abaixo, aprenderemos como iniciou e como se caracteriza a Terceira Ordem franciscana:

     Inicialmente, a Terceira Ordem foi chamada de "Ordem franciscana da Penitência". Reunia mulheres e homens que viviam a proposta franciscana "em suas casas". É esta expressão, sempre repetida, que dava a forma original desta Ordem.
     Em outras palavras, tratava-se de pessoas que procuravam viver a fé nas suas famílias, nas suas profissões e, através de seus afazeres, dentro da sociedade.

Irmãos, erguei-vos, acendei uma luz. Sobre as trevas do mundo, reine Cristo Jesus!

     Dois documentos orientavam a vida deste grupo: a "Carta aos Fiéis" e o "Memoriale" - um estatuto que, embora não escrito por Francisco, regulava os aspectos organizativos e jurídicos da vida franciscana.
     Em 1289, O "Memoriale" foi substituído pela "Regra do Papa Nicolau IV, que submeteu todo o Movimento de Penitentes à Ordem Franciscana. As relações jurídicas e espirituais com a Primeira Ordem foram reforçadas. Somente a partir desta data, é possível falar oficialmente de uma Ordem Terceira propriamente dita.
     Historicamente, a Terceira Ordem desenvolveu diferentes formas. Havia os convertidos na própria casa e os que viviam reclusos. Atualmente, as duas formas da terceira Ordem Franciscanas são as seguintes: A Terceira Ordem Regular (TOR/OSF) e a Terceira Ordem Secular (OFS).

     Existem dons diferentes, mas o espírito é o mesmo.

     Pertencem à Terceira Ordem Regular, 22 congregações masculinas, e 382 congregações femininas, assim como alguns institutos com a mesma Regra comum. Esta regra  foi aprovada pelo Papa João Paulo II no dia 8 de dezembro de 1982. Os membros da Ordem fazem os três votos e professam uma forma de vida baseada nos "conselhos evangélicos", ou seja, na pobreza, na obediência e no celibato. Portanto, pela sua organização, estão mais perto da Primeira e da Segunda Ordem do que da Terceira Ordem Secular propriamente dita.
     Inicialmente, esta "Ordem de Penitentes" tinha uma grande importância na sociedade civil, mas, através ds tempos, acabou transformando-se numa fraternidade piedosa com uma presença insignificante em muitos países.
     Porém, nos últimos decênios, dois fatos têm renovado a esperança de que a "Religião da Encarnação", descoberta e proclamada por Francisco e Clara, seja promovida em todos os setores seculares.
     O primeiro fato refere-se à união de fraternidades de OFS em federações nacionais. Até uma unificação em nível mundial já está sendo reconhecida. esta busca de autonomia em relação à Primeira Ordem e a união entre si traz um novo vigor na vivência própria do carisma desta Ordem.
     O segundo fato refere-se à nova Regra, aprovada em 24 de junho de 1978 pelo Papa Paulo VI, que recupera o autêntico espírito franciscano.

Senhor, que queres que eu faça?
Senhor, que queres de mim?
Mostra-me os teus caminhos.
Senhor, o que queres de mim?

BEBENDO EM NOSSAS FONTES
     Um depoimento das fraternidades da América do Norte nos fala da esperança de revigoramento da Ordem Franciscana Secular, a partir da Regra aprovada pelo grande Papa Paulo VI:
     "A nova Regra paulina de 1978 convoca a Terceira Ordem Secular inequivocamente a fazer parte da 'vanguarda evangelizadora' (Bahia 1983,17), junto com os outros ramos da família franciscana. Além dos muitos aspectos da missão, que elas têm em comum com franciscanos e franciscanas das diversas Ordens, ou seja, a obrigação de anunciar o Reino de Deus pelo testemunho pessoal e modelar, a Terceira Ordem Secular, ainda tem - unto com outros movimentos de leigos - uma missão especial a cumprir, ou seja, 'a renovação da ordem secular no mundo' (Decreto sobre o Apostolado dos Leigos). Este empenho por uma renovação é o 'fermento' que coloca o coração e o espírito de Cristonas coisas diárias dos homens e das mulheres que estão no mundo. Pela concentração de setores de atividades apostólicas, procuram dar-lhes uma conotação franciscana. Entre estes apostolados específicos é preciso nomear:

  • O sagrado estado da família,
  • O trabalho como uma dádiva recebida, capaz de valorizar o melhoramento da humanidade,
  • O engajamento, através de 'iniciativas corajosas em prol da justiça, da Paz e da Preservação da Natureza', isto é, o conjunto de criação animada ou inanimada, para protegê-la."
"Enquanto existem homens e mulheres generosos e prontos para viver e interpretar o evangelho de Cristo, em seguimento de Francisco, num mundo que se transforma continuamente, então o movimento franciscano continuará a ser o impulso de energia espritiual, em todos os tipos de sociedade, capaz de apelar para os homens e mulheres de qualquer época e tocá-los intimamente." (irmã Dorothy Ortega, SFIC, Manil)

fonte: Curso Básico do Carisma Missionário Franciscano (FFB), pág. 22 a 25.

PAZ E BEM


      

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