REFLEXÃO DO ENCONTRO EM 19/12/2010

Sentido da Celebração: Advento, tempo de experimentar o amor de Deus.
Este é o tempo de intensa vivência da presença e ação de Deus.


ADVENTO DE NÓS MESMOS (Leonardo Boff)
Advento significa preparação para a vinda do Messias na carne quente e humana de Jesus Cristo na festa do Natal. Advento simboliza ainda a preparação da humanidade para a chegada do Salvador do Mundo. E Ele já veio. Por isso não deveria em si haver mais o tempo do advento. O tempo da espera e das trevas já passou e andamos à luz do Esperado que já irrompeu.
Por que então festejamos ainda o advento? Não é só um rito litúrgico e um tempo que prepara o Natal? Não. O advento é também o nosso tempo, depois da encarnação de Deus. É verdade que Deus veio de forma definitiva para dentro de nossa pequenez, mas, apesar disso, Ele é sempre aquele que ainda deve vir e continua chegando para cada um e para todo o mundo.
Cada um vive no Antigo Testamento de si mesmo porque vive na imperfeição e no pecado, no desejo da redenção e na ânsia do Libertador. Os tempos messiânicos foram inaugurados com o Messias Jesus, mas não se completaram ainda.
Não é ainda verdade aquilo que Isaías sonhou para os tempos videntes do Messias; o lobo ainda não é hóspede do cordeiro, a pantera não se deita ao pé do cabrito, nem o touro e o leão comem juntos; não é verdade ainda que a vaca e o urso se confraternizam e o leão come palha com o boi; não é ainda verdade que a criança de peito brinca à toca da serpente e o menino crescidinho mete a mão no buraco do escorpião (Is 11, 6-8).
Numa palavra: a reconciliação do homem com o outro homem e com a natureza é ainda um suspiro dolorido. Cremos que fomos libertados por Jesus Cristo, entretanto, nos sentimos tão pecadores como o homem pré-cristão. Não se realizou a profecia de Jeremias para o nosso tempo, de que Deus colocaria no nosso interior  sua lei santa. Ele mesmo a escreveria em nossos corações (Jr 31,33).
Toda esta situação nos convence: hoje é ainda advento. Temos que esperar a vinda de Deus que modificará o estado calamitoso deste mundo realizando os sonhos dos antigos profetas e as nossas próprias esperanças. Cada ser humano carrega dentro de si uma riqueza que não alcança ser mostrada durante nosso percurso terrestre. Não nos realizamos totalmente, por mais que nos esforcemos. Estamos sempre no advento de nós próprios.
Mas um dia, tudo florescerá em nós quando Deus mesmo se revelar a nós próprios; então não haverá mais advento; será Natal eterno; Deus terá nascido e se revelado definitivamente dentro de nosso coração. O advento cristão professa: em alguém, em Jesus, Deus se manifestou totalmente. Nele a espera expirou.
Para nós, advento significa então: esperar e preparar-se para aquilo que se revelou em Cristo se revele também em nós.                                  
Enquanto isso não acontecer, suplicamos como os primeiros cristãos: Vem, Senhor Jesus! Vem! É o nosso advento cristão.

 








Durante o encontro foram cantados:

- Canto inicial:

Maria Exemplo de Amor
Que honra é para mim, chamar de minha mãe,
A mãe do meu Deus... do meu Salvador...
Ensina-me, ó mãe, a caminhar na luz,
Seguindo os passos de Jesus.
Aquele que tudo criou, te escolheu, você não vacilou.
Trouxe ao mundo o autor da vida, de ti nasceu Jesus...
Ensina-me a dizer o SIM e aceitar os planos do Senhor.
Ó mãe querida, és para mim, exemplo de amor... amor... amor...


- Ato Penitencial:
1 - O Advento é um tempo muito especial para nos questionarmos seriamente sobre a nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. Pelo nosso pouco empenho e pelas nossas infidelidades, vamos pedir perdão.
Refrão: Senhor, piedade (bis). Senhor, piedade, piedade de nós.

2 - O Advento é um tempo de grande expectativa: Deus, que desde sempre nos amou, quer armar novamente sua tenda entre nós. Ele quer que lhe ofereçamos o espaço necessário para isso. Olhemos atentamente para a nossa maneira de viver e para tudo que acontece no nosso cotidiano. Pelas vezes em que Deus não encontra espaço favorável para viver em minha vida, peço perdão.
Refrão: Cristo, piedade (bis). Cristo, piedade, piedade de nós.

3 - Num tempo com tão pouco lugar para Deus e para o irmão, o Advento traz o desafio da mensagem daquele que veio para que todos pudessem ser irmãos. Pelas vezes em que em meus contatos pessoais em família, no meu trabalho, nas minhas atividades diárias, minha forma de falar, minha impaciência em ouvir, minha teimosia em não reconhecer minhas falhas, afasta a muitos do direito de ser tratado como gente, como companheiros, como irmãos, pedimos perdão.
Refrão: Senhor, piedade (bis). Senhor, piedade, piedade de nós.


- Irmão Francisco irmão de todo irmão:
1.      Irmão Francisco, irmão de todo irmão; Clara de Assis, irmã de toda irmã. Cantem ao mundo só Deus nos bastará, o amor é lindo, ele vencerá!
2.      Irmão Francisco, vem me ensinar; Clara de Assis, aponta o que fazer para que o Senhor seja o tudo em mim, Para só servi-lo que devo fazer! Vem dizer!...
3.      Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas, as faça vem. Pedra por pedra, com a esperança de ver Jesus. Dia após dia, com alegria, sempre buscando o além.1.      Noite feliz, (bis)! Ó Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém, eis na lapa Jesus, nosso bem! Dorme em paz, ó Jesus!
- Noite Feliz (cantado no momento em que os irmão participaram da montagem do presépio de Jesus) 
1.      Noite feliz, (bis)! Ó Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém, eis na lapa Jesus, nosso bem! Dorme em paz, ó Jesus!
2.      Noite feliz, (bis)! Ó Jesus, Deus da luz, quão afável é teu coração que quiseste nascer nosso irmão, e a nós todos salvar.
3. Noite feliz, (bis)! Eis que no ar vêm cantar aos pastores os anjos dos céus, anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador.



 - Canto final:
1.      Cristãos, vinde todos, com alegres cantos. Oh vinde, oh vinde até Belém! Vede nascido nosso Rei eterno.
Oh, vinde, adoremos, (3x), o Salvador!
2.      Humildes pastores deixam seu rebanho e alegres acorrem ao  Rei do céu. Nós igualmente, cheios de alegria.
3.      O Deus invisível de eternal grandeza, sob véus de humildade, podemos ver. Deus pequenino, Deus envolto em faixas!
4.      Nasceu em pobreza, repousando em palhas, o nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos! Quem não há de amá-lo?

Comentários